domingo, 5 de julho de 2009

delícia de perfumes

Jô Souza, uma baiana que mora em São Paulo, é professora de moda na FMU _ Faculdades Metropolitanas Unidas. Antenada, ela propõe trabalhos interessantes para os seus alunos. Dois deles têm tudo a ver com este blog: primeiro, Gastronomia e Perfume, e o segundo, Perfume, com legenda de Luciano Ramos e os frascos cedidos pelo maior colecionar de perfumes de São Paulo. Confira a seguir, juntamente com a entrevista-relâmpago que eu fiz com a moça via e-mail. As fotos são de Vladimir Fernandes [www.vladi.com.br/fmu].


Editorial "Perfume e Gastronomia": beleza plástica
Como surgiu a idéia de casar perfume e gastronomia?
Leciono a disciplina Produção de Moda na FMU-SP e os alunos do sexto semestre de moda devem, ao final do semestre, apresentar um projeto e executar um editorial de moda. Cada equipe formada enfrenta, portanto, o desafio de criar um conceito de imagem de moda. Um desses editoriais tinha como tema Gastronomia e Perfume e, como ponto de partida, explorar a sensorialidade. Tanto o perfume quanto o alimento podem ser sedutores e nos atrair pelo cheio. Ambos misturam essências, evocam alquimias milenares e são recheados de mistérios. Pode-se dizer que um alimenta o corpo e o outro alimenta a alma. De um lado temos a metrópole São Paulo, aberta a mil influências culinárias e culturais. A cada esquina um cheiro de uma cozinha diferente invade nossos sentidos. De outro lado se desenvolve a moda. Presas nos frascos, escondidas por trás de rótulos poéticos, ela apresenta as fragrâncias que tanto nos seduzem. Assim, entreguei ao grupo a incumbência de executar um still de perfumes. A equipe fez a escolha das locações, o storyboard das sequências, o desenho de luz e a pesquisa dos objetos de cena.


Editorial "Perfume": frascos de colecionador

Como você avalia o resultado que foi apresentado pelos seus alunos?
Eu sempre digo que o processo de feitura de cada projeto de moda é uma parceria, paixão e contágio. Eu vivencio cada etapa, desde a escolha do tema, da pesquisa de referências artísticas visuais, e da execução física do editorial até o dia da exposição. Aliás, ela aconteceu no Reserva Cultural, que é um dos pontos de cultura mais dinâmicos da Avenida Paulista. O editorial Gastronomia e Perfume alcançou um resultado satisfatório, muito profissional, graças à plasticidade que os alunos obtiveram nas imagens. Elas produzem sensações, despertam desejos e sugerem aromas.

Pessoalmente, qual o seu perfume favorito e por que?
O perfume Ô Oui! da Lancôme. Em 1998, eu morei na França e fui seduzida pela sua fragrância poderosa e sexy. Mas, não posso dizer que existe somente um perfume favorito na minha vida. Para mim, a escolha do perfume varia de acordo com o meu estado de humor, com o tempo ou com a ocasião. O perfume diz muito da nossa personalidade e sempre se modifica em contato com a pele. No fundo, eu acredito numa idéia quase mística: são os perfumes que nos escolhem. A sedução se faz em via dupla.

Um comentário:

  1. Olá sou thamera Baltazar e gostária de parabenizar a estrutura do site e sua forma que me facinol ... faço curso tecnico de administraçao e tenho um projeto a ser concluido e etregue para o SENAC, na qual mau ramo é perfumaria .. gostaria de que me forneça informaçoes de como foi feito esse projeto .. na qual se tornou essa maravilha.

    por favor me responda pois gostei muito .. do ramo.. e preciso de ajuda na execuçao do trabalho...
    agradeço desde de já!

    e-mail: thamera.baltazar@hotmail.com

    ResponderExcluir