sexta-feira, 5 de junho de 2009

Bate-papo com um caça-talentos

O scouter Dilson Stein com seu "diamante" Gisele Bünchen

Enquanto modelos famosos e new faces se preparam para enfrentar a maratona nas passarelas do Fashion Rio, o scouter [ou caça-talento] gaúcho Dilson Stein se encontra em Salvador em busca de novos talentos _ com idade entre 7 e 25 anos _ para lançar no mercado. A seleção vai rolar até domingo, das 13 às 20 horas, no Porto Bello Hotéis e Resorts, em Ondina.


Dilson Stein é o cara que descobriu Gisele Bündchen. Revelou também outras beldades que estouraram, entre elas Alessandra Ambrósio, Carol Trentini, Isadora Di Domenico, Luize Altenhofen, Fabiana Tambosi e Thiago Gass. A mais recente é Aline Zanella [abaixo], de 14 anos, que “vai ser uma grande top, eu aposto”.
Conversei com Dilson na manhã desta sexta-feira. Ele me explicou que está no ramo há 24 anos, começou atuando como modelo e hoje está à frente da empresa Dilson Stein Casting Models. Criou o Projeto Modelo, um curso que orienta os jovens em todos os passos, e que é realizado em 23 estados do Brasil. Este ano, lançou uma linha de maquiagem que leva o seu nome, à venda no Sul e em São Paulo, e que deve em breve chegar na Bahia.


Dilson é de Horizontina, a 500 km de Porto Alegre [RS], a mesma cidade onde nasceu Gisele. “Ela não queria ser modelo, não tinha essa idéia. Seu apelido era Olívia Palito, e a mãe a colocou no curso para aprender postura. Um mês depois eu estava levando ela para São Paulo.” A relação entre os dois é bacana, “mas é difícil falar com Gisele por causa dos compromissos”. Dilson adianta que a supertop tem o Projeto Água Limpa, em Horizontina, do qual ele é um dos patrocinadores.


A SEGUIR, ACOMPANHE NOSSO PINGUE-PONGUE:

Quais são as qualidades essenciais para se tornar um modelo de sucesso?
DS > Duas palavras definem isso: talento e atitude. Atitude engloba disciplina, determinação, ter um foco e profissionalismo. E o sucesso não é imediato, Gisele estourou em cinco anos _ e foi até rápido.

O que é necessário para ser scouter?
DS > Tem que ter feeling, estar sempre informado sobre o mercado, o que ele está precisando. E trabalhar de forma honesta. A gente trabalha com sonho e auto-estima, então ter que ter respeito e ser sincero. Já encontrei [futuras] modelos em roça, em posto de gasolina e andando na rua, como foi com a Carol Trentini.

Como é o trabalho do caça-talentos e de que maneira ele fatura com isso?
DS > Ele deve ter contato com agências; eu trabalho com 20 agências no Brasil e em outros países. O scouter viaja bastante, por isso ele tem que ter disponibilidade total de tempo. E precisa gostar do que faz. Scouter ganha porcentagem sobre a comissão das agências de modelos e também fazendo eventos.


Quem são suas modelos favoritas e por que?
DS > [ele ri] Tenho que citar as três: Gisele, que é mais marcante no meu trabalho, pois o sucesso dela trouxe visibilidade para o meu; Alessandra Ambrósio [foto abaixo], a mais bela de todo o mercado mundial, que descobri com 11 anos e antes mesmo da Gisele; e Carol Trentini, que admiro a atitude, ela vem de uma família s
uper humilde e venceu pelo talento e pela simpatia.


Dilson, qual o seu perfume preferido?
DS > Angel feminino [by Thierry Mugler].

Nenhum comentário:

Postar um comentário