terça-feira, 6 de julho de 2010

CODINOME BEIJA-FLOR

Gente, lá se vão 20 anos sem Cazuza. O cara era totalmente solar: bonito, alegre, exagerado, inteligente, poeta. Nasceu Agenor de Miranda Araújo Neto no Rio de Janeiro em 4 de abril de 1958. Viveu na Cidade Maravilhosa e lá morreu no dia 7 de julho de 1990. Foi aluno de comportamento nota 10 [no boletim, de verdade!] em colégio rigoroso. Carioca bem-nascido, virou rebelde _com uma grande causa poética_ aos 15 anos de idade.
Os amigos o apelidaram de Cazuza. E também de Caju. Pós-adolescente e pós-moderno, ficou famoso como band leader e vocalista do Barão Vermelho, um dos grandes expoentes do rock brasil que estourou nos anos 1980. Namorador, baladeiro, completamente rock'n'roll. Totalmente demais.
Seu visual era de roqueiro brasileiro, cheio de cor e energia. Fã das marcas Fiorucci, Yes,Brazil e Mr. Wonderful, Cazuza fazia bela figura a bordo de jeans colados, camisetas ["prefiro toddy ao tédio", estampava uma delas], jaquetas jeans, bandanas em volta da cabeça e os tons cítricos e fluorescentes que coloriam a onda
new wave. Transbordava juventude. E vida. Viva Cazuza, para sempre!
ps > Dedico este post aos anos mais divertidos da minha vida, embalados pela voz e pelos versos incisivos de Cazuza, e também ao meu amigo alagoano Jorge Barbosa, cuja alma roqueira me encanta desde que o conheci em São Paulo.

Foto: Cazuza no palco do Rock in Rio, megaevento que mudou a cara do Brasil

Um comentário:

  1. Ei, caralho, essa foi uma surpresa querida e tão animadora, puxa, eu q ando tão devagar longe do rock'n'roll embalado pela histeria forrozeira do interior alagoano, tentando retomar, tentando voltar, voltar a sampa, voltar ao rock e dar uma passadinha aí pra te ver,
    love,
    Sebage (aka Jorge Barboza)

    ResponderExcluir