domingo, 28 de agosto de 2011

O BASCO JON KORTAJARENA

Campanha verão 2012 da marca brasileira Sérgio K., em foto do polêmico Terry Richardson

Ele nasceu em Bilbao, Espanha, no dia 19 de maio de 1985. Com 1,87 m de altura, olhos verdes e cabelos castanhos, o belo basco Jon Kortajarena é hoje um dos modelos masculinos que mais faturam na indústria da moda, tanto que no site Models.com ele figura em 6º lugar no ranking The Money Guys [Gisele é a 1ª e a baiana Adriana Lima é a 4ª entre as Money Girls]. Sua carreira começou em 2003 pelas mãos de Roberto Verino, mas foi a fotógrafa Ellen Von Unwerth que tornou o cara famoso quando o escolheu para a linha jovem da Cavalli. Foi parar em Nova York, que era o sonho dele.
Depois, o hypado fotógrafo Steven Meisel colocou Jon ao lado de outros tops numa campanha da Versace. Daí vieram fotos e passarela para as grandes marcas: Chanel, Karl Lagerfeld, Armani, Dolce & Gabbana, Jean Paul Gaultier, Ferré, Lacoste etc. Em 2007, foi escolhido para estrelar sete diferentes campanhas para as grifes de maior prestígio.
A poderosa revista L'Officiel Homme trouxe uma capa icônica, com o seguinte título: “200 páginas de moda com Jon Kortajarena”. O fato inédito tornou Jon uma referência no métier.
Novo impulso na carreira do modelo espanhol veio por intermédio do estilista Tom Ford, famoso por suas campanhas erotizadas. Além de utilizar a imagem do modelo durante sete estações [inclusive pelado para anunciar uma linha de óculos], Tom o incluiu no casting de seu primeiro longa-metragem, A Single Man, estrelado por Colin Firth e Julianne Moore.
Em 2009 a revista Forbes listou Jon Kortajarena entre os oito modelos de sucesso do mundo. Ele já ganhou prêmios da GQ e Marie Claire, entre outros, posou para os melhores fotógrafos [a exemplo de Mario Testino e Peter Lindbergh] e atualmente empresta sua figura longilínea _ora dramática, ora simpática_ para as campanhas das marcas Jean Paul Gaultier, Carolina Herrera, Tom Ford e Sérgio K. O guapo, que é fã de fotografia e cinema indie, foi escolhido por Al Gore para ser o rosto da fundação "The Climate Project" na Espanha e América Latina.
Veja mais: jon-knet.blogspot.com.Campanha do perfume masculino Kokorico, de Jean Paul Gaultier, lançado em julho 2011
Campanha do perfume 212 VIP, de Carolina Herrera, ao lado da modelo Natasa Vojnovic
Mais um clic da campanha da grife brasileira Sérgio K.
Campanha da linha Tom Ford Eyewear, fotografado nuzinho pelo próprio Tom Ford

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