terça-feira, 11 de setembro de 2012

NATURA, A FÁBRICA

Entrada da fábrica da Natura, no município paulista de Cajamar [a menos de 1 hora da capital]. Começo de uma viagem simplesmente encantadora, que envolve beleza, perfumaria, sustentabilidade e alta produção. Até chegar aqui, a estrada é repleta de tranquilidade e de um verde exuberante que nos faz relaxar e esquecer do caos da cidade grande.

Recepcionado pela simpática assessoria de imprensa Luciana Cristófaro, que me ciceroneou por toda a fábrica.

Maquete do que é chamado Espaço Natura, que espelha os princípios da empresa: transparência, bem-estar e integração à natureza. Inaugurado em 2001, abriga a fábrica, a distribuição, a logística, os laboratórios e a área administrativa. Moderníssimo, trabalhado em concreto e vidro, o espaço foi concebido pelo arquiteto Roberto Loeb, que priorizou o elemento humano. Segundo ele, "a tônica era sempre a valorização da dignidade e da autoestima dos colaboradores e consultoras". São 678 mil m² de terreno, mas apenas 12% foram ocupados, o restante é mata. 
Nos 12 edifícios funcionam fábricas [perfumes, cremes, maquiagem e xampus], um armazém vertizal automatizado de última geração [incrível!], além de alameda de serviços com restaurante, loja, banco, estação de tratamento de efluentes e um clube para os colaboradores, dentre outras coisas.Atualmente essa míni-cidade recebe a visita de cerca de 17 mil visitantes por ano.

 Setor de empacotamento dos pedidos das consultoras Natura.

 Laboratório onde são testados os perfumes criados pela perfumista Verônica Kato [à direita].

Centro de memória da marca, com os produtos lançados desde o início pela empresa. A linha do tempo espelha a evolução da cosmética e da perfumaria nacionais.

Os produtos ficam expostos em um nicho na parede, incluindo o famoso óleo corporal Sève [fantástico, usei bastante o de amêndoas nos anos 80] e os perfumes da linha Humor, cujos frascos têm cores e formatos muito bonitos e diferenciados.

No Espaço Natura tem uma loja disponível para os colaboradores. Linda! Bem que poderia ter lojas assim também para nós consumidores em todo o Brasil.

 Detalhe dentro da loja mostrando como é feito um perfume.

Achei incrível a nova linha de sabonetes com desenhos em alto relevo de quatro comunidades com as quais a Natura trabalha em busca de essências da biodiversidade brasileira. Dá até pena de usar.

Fotos Roberto Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário