quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

a primeira top model



Capa do livro que celebra Twiggy e abaixo foto da modelo nos anos 60 e outra recente. Retrospectiva em Londres vai até 21 de março

Twiggy representou a imagem da garota moderna na década de 60. Filha de classe média, foi descoberta pelo fotógrafo Justin de Villeneuve. Naquele tempo ela era magérrima e pequena, com um ar andrógino, que era realçado pelos cabelos loiros muito curtos e imensos olhos maquiados com camadas de rímel e cílios postiços. Produzida, virou um ícone de estilo dos anos 60. É considerada a primeira top model, vista em todas as capas de revistas de moda da época e em reportagens sob esse fenômeno da moda jovem _ arrojada, ousada, irreverente, sensual.

O apelido Twiggy vem do período de megamagreza [1,67m; 42kg] da modelo, quando era chamada de 'graveto' _twig, em inglês. Mas seu nome, de verdade, é Lesley Hornby, nascida na Inglaterra. Depois ela se transformou em Twiggy Lawson, porém ficou famosa em todo o planeta apenas como Twiggy. Hoje é uma importante atriz e cantora.


Twiggy diante das lentes: magreza polêmica

Os 60 anos de Twiggy são comemorados com o lançamento de um livro 'tem-que-ter' e uma exposição de fotos na National Portrait Gallery, em Londres [www.npg.org.uk]. Na retrospectiva imperdível, que pode ser visitada até 21 de março, estão reunidos cliques incríveis de grandes fotógrafos, entre eles Richard Avedon, Cecil Beaton e Norman Parkinson. À imprensa, Twiggy declarou que “é realmente interessante ver como a fotografia de moda e de retratos se desenvolveu durante os anos em que eu era modelo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário