segunda-feira, 16 de setembro de 2013

VISITA À FÁBRICA DA NATURA 1

"Aqui nascem os cheiros que expressam a nossa essência..." Adorei esse texto que revela tão bem o conceito da NATURA e resolvi posar para uma foto segurando o frasco gigante do perfume Gen, que infelizmente parou de ser fabricado ['descontinuado', na linguagem do setor]. Este é um fato que também ocorre na indústria da perfumaria: enquanto alguns perfumes seguem um caminho de sucesso absoluto, outros têm vida curta, devido a diversas situações, a exemplo das edições limitadas.

Aqui é uma área onde a criação e a tecnologia se unem a favor de novidades para surpreender e agradar os consumidores da marca. 

Ao lado da minha amiga RENATA ASHCAR, uma especialista em perfumes que eu admiro muito, fomos recebidos pela avaliadora olfativa ELISE YOSHIMINE. Há 20 anos na NATURA, Elise migrou para este setor há sete anos. Foi ela quem nos demonstrou, nas fitas olfativas, os relançamentos que a marca está fazendo de algumas fragrâncias que fazem sucesso desde os anos 90: KRISKA, ESSENCIAL e BIOGRAFIA. "São clássicos da perfumaria que caíram no gosto das pessoas. Tornaram-se atemporais", explicou.
Segundo Elise, "eram florais mais opulentos, que a Natura trouxe modernidade com um lado mais fresco, cítrico". Além da renovação das bem-sucedidas fragrâncias, foram criadas outras nas mesmas linhas [chamadas flankers], a exemplo de ESSENCIAL EXCLUSIVO, cuja inovação é ser um floral mais adocicado para acompanhar o mercado. O perfume ambarado tem um pouco de vanila, frutas vermelhas, maçã, framboesa, magnólia, rosa, jasmim, madeiras nobres, vetiver.
Outro lançamento que promete fazer sucesso é o KRISKA LIBERDADE, para a mulher que busca perfumes doces mais femininos. Tem uma saída fresca, bastante cítrica, com notas de limão, pomelo, frutas [pera, groselha] e um corpo floral, com o fundo de vanila, âmbar e fava tonka.

Em um dos corredores da moderníssima fábrica da Natura foi instalada a BIBLIOTECA DE FRAGRÂNCIAS, onde todos que passam por ali podem experimentar as novas ideias para a criação de fragrâncias inéditas. 

No LABORATÓRIO  NATURA, onde trabalham 15 pessoas, ciência e tecnologia se integram a favor de novos produtos. A pesquisadora sênior RENATA SCHAEFER conta que aqui os profissionais atuam em busca de novas matérias-primas, como o CAPITIÚ, que levou de seis a sete anos desde que detectaram suas possibilidades até entrar na produção, gerando uma das fragrâncias recém-lançada na linha de Águas de Banho Natura Ekos, que inclui ENCANTOS DE CAPITIÚ, SEGREDOS DE BREU e RARA PRIPRIOCA [tem post específico sobre isto aqui no meu blog].

Aqui se processam os experimentos para a descoberta de novos óleos essenciais, como vemos neste aparelho de destilação a vapor. RENATA SCHAEFER explica que a Natura trabalha preferencialmente com plantas da biodiverisdade brasileira. "Alguns óleos são muito caros, entram apenas nas linhas premium. Até porque eles têm que ser orgânicos˜. Para se ter ideia, a pitanga _cujo óleo essencial não é destilado das frutas, mas das folhas_ tem rendimento de apenas 1%, e mesmo assim "quando é muito bom". Portanto, tem que compensar financeiramente para entrar em produção industrial.
Tudo começa com os projetos de bioprospecção realizados in loco. "Nós vamos nas matas, nos biomas, procurar plantas novas". Atualmente a Natura detém 14 óleos essenciais exclusivos, que são uma verdadeiro tesouro no mundo da perfumaria. Vários deles já estão entrando nas novas fragrâncias desenvolvidas pela perfumista in-house [exclusiva da empresa, que é outro luxo nessa indústria] VERONICA KATO.

No final da visita, eu e Renata Aschcar fomos presenteados com uma caixa personalizada [luxo dos luxos] contendo os relançamentos e as novidades da Natura que têm tudo para conquistar os clientes fiéis da marca e novos consumidores.
Antes disso, porém, EDUARDO ALBUQUERQUE, gerente de projetos estratégicos perfumaria, nos falou um pouco mais sobre os sucessos dos anos 90 que estão voltando repaginados. Kriska, um clássico que vende mais de 20 mil unidades por mês, será apresentado em um filme publicitário que deve ir ao ar este mês de setembro ou em outubro. O perfume terá três versões: o KRISKA original modernizado, o KRISKA LIBERDADE e o terceiro deverá ser lançado daqui a um ano.
No caso do BIOGRAFIA renovado, a versão masculina chega ao mercado em dezembro deste ano, enquanto a feminina será lançada em janeiro de 2014 _com o slogan: "Assine sua história". Detalhe: os frascos não usam tampa para reduzir o impacto ambiental.
Em outubro será a vez do relançamento das fragrâncias masculina e feminina de ESSENCIAL. O plano é aumentar muito a produção nos próximos três anos e do quinto lugar na posição dos perfumes masculinos mais vendidos saltar para segundo lugar. 
Eduardo destacou que o objetivo é "levar, através de produtos, histórias que emocionem as pessoas, que estejam ligadas com o bem-estar".

[clique nas fotos para vê-las maiores]

Um comentário:

  1. esse que vc esta segurando sim era uma boa colonia e a natura descontinuou affs , por isso migrei para os importados nauonal nunca mais

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