segunda-feira, 22 de maio de 2017

SABONETES ARTESANAIS

Eu confesso que sou apaixonado por sabonete. Adoro aqueles que fazem bastante espuma e que tornam o banho muito mais agradável. Uma amiga, Ana Ferrer, acaba de me presentear com um exemplar da marca LA MAISON DU SAVON DE MARSEILLE, que eu havia conhecido há pouco tempo na Europa, em uma barraca montada na rua [mas a empresa tem lojas incríveis]. Então decidi contar um pouco da sua história.
Nascida no coração da Provence, La Maison du Savon de Marseille é líder no mercado francês com mais de 250 modelos de sabonetes e com fragrâncias que vão das clássicas lavanda e verbena às surpreendentes banana, tomate e ópio. A empresa oferece uma variedade de produtos de banho naturais e caseiros, e a autenticidade é a palavra de ordem. A primeira loja surgiu em 2007, em Cap d'Agde, mas até 2009 o desenvolvimento foi focado exclusivamente nos mercados da Provence. No entanto, a marca passou a expandir seus negócios e agora tem 18 lojas próprias na França e vende também para mais de 200 pontos de venda na Europa, África do Sul e Ásia.
O sabonete é fundido quente em moldes de madeira; em seguida, seca durante 48 horas e perde 10% do seu peso. Isso cria uma crosta dura na parte externa, enquanto o interior permanece suave. Uma vez removidos de seus moldes, os sabonetes são trabalhados à mão nas oficinas, onde eles são cortados, estampados, perfurados e cordados.
Os fabricantes de sabonetes da região de Marselha lamentam que o termo "Savon de Marseille" não seja uma denominação de origem _"indicação geográfica protegida", ou IGP, como ocorre na França com o Champanhe e produtos alimentares_, pois só se refere a um processo específico de fabricação. Então eles decidiram se unir para criar esse rótulo a fim de lutar contra a concorrência desleal e enfrentar a falsificação da Ásia, que usa gordura animal no fabrico do sabonete em vez de óleos vegetais.
Veja mais no site www.maison-du-savon.com.

Fotos Roberto Pires

Um comentário: